Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2011

10º- INTERVENÇÕES PARA O SILÁBICO DESCOBRIR O VALOR SONORO DAS LETRAS

        PARA PAIS E PROFESSORES:Para que a criança adquira o valor sonora das letras, você deve estar ,a algum tempo, ensinando-a através de jogos, músicas, brincadeiras e repetição(muita repetição), como cada letra "fala"(o seu som), como é explicado na 2ª postagem.
        Se a criança  está S(silábica-escreve uma letra para cada sílaba),mas ainda não tem valor sonoro(usa letras que não constam na palavra), você pode fazer intervenções do tipo:
        -Escreve a palavra BOLA.
        -Levante um dedo para cada "pedacinho"(sílaba) da palavra.
        - Neste dedo você disse que "pedacinho"?(BO)
        -O "pedacinho BO tem que letra? ou
        -O"pedacinho BO acaba com...?
        -Então escreve esta letra.
        Faça isto para cada sílaba da palavra ditada. As intervenções devem ser feitas de maneira levar a criança a escrever uma letra para cada sílaba, mas que sejam  letras que realmente estejam nas respectivas sílabas.
        Quando a criança acabar de escrever, faça-a "ler" o que escreveu, colocando o dedo sobre cada sílaba.
        O nível silábico (S), ao meu ver, é o mais importante  ,pois é quando a criança começa realmente a entender o processo de leitura e escrita. É quando tudo começa a fazer sentido. Normalmente, no momento que a criança escreve a primeira palavra de maneira silábica ,ao "lê-la",  coloca um dedo sobre cada sílaba e nota que encaixa, ela fica muito feliz, mas quando estas letras têm o verdadeiro valor sonoro, seu rosto se ilumina, pois percebe que entendeu como funciona,  e sentimos que todo o nosso trabalho até ai valeu a pena. É quando eu realmente me emocionava.
        Você vai perceber que ,no início, nos questionamos sobre aprovar quando a criança escreve apenas uma letra para cada sílaba, mas ,nesta etapa, é isto que ela precisa.Não se preocupe, pois quando você começar a questionar esta hipótese, com novos tipos de intervenções, ela vai mudando gradualmente e sem problemas.
        PARA OS PROFESSORES:Quando você percebe que alguma criança já está silábica com valor sonoro, você deve aumentar os trabalhos e os jogos com as "famílias" silábicas .Não esqueça que o maior número possível de alunos deve estar alfabético até julho para poder desenvolver a leitura e a ortografia e  dedicar-se mais aos alunos que apresentarem alguma dificuldade .
        Um dado importante e que deve ser observado por todos, é que a criança deve conseguir fazer relações "temo a termo", isto é : ela deve ser capaz de contar ,dizendo um número para cada coisa;de dar um objeto para cada pessoa; de determinar um número para cada dedo. Se ela não consegue fazer isto ainda, não vai conseguir atribuir uma letra para cada sílaba. Procure fazer exercícios que desenvolvam este ponto da lógica matemática.
                                                  É importante ler as postagens mais antigas !




  

4 comentários:

  1. Olá amiga Educadora.
    Sou Professor Alfabetizador, no interior de São Paulo. Atualmente tenho 5 alunos Alfabéticos, 27 alunos silábicos com valor, e 3 alunos Pré-silábicos. Todos chegaram pré-silábicos, e fizemos grandes avanços. Eu estou com muita dificuldade para intervir nos alunos silábicos com valor. POderia me dar algumas dicas? Obrigado. Grande abraço Nanddo
    Meu e-mail: nanddoc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? Eu estou procurando um livro de portugues para alfabetizar meu filho em casa. Voce poderia me recomendar algum (ns) livro (s)?
    Obrigada.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Olá ! Bom dia!
    Sou professora alfabetizadora,no Marajó (Pará) eu e minhas colegas vamos iniciar uma intervenção na terça feira você poderia me dar algumas dicas para alunos ps2 ,silábicos e alfabéticos.Meu email.roseane.claudia@hotmail .com

    Obrigada
    Roseane

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, meu filho está no segundo ano e está silabico com valor sonoro. Escreve uma letra em cada sílaba e as vezes troca as letras que não sabe por próximas a ela. Estou precisando de dicas para incentiva lo. Percebo que ele fica muito incomodado e se sente cobrado. Não sei direito como ajuda lo.

    ResponderExcluir